Atividades do curso

CONTEÚDOS ESTUDADOS

- HIPERTEXTO –é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agrega outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esse recurso ainda pode ser usado como espaço de escrita e para disponibilizar a informação de catálogo de produtos , apresentação de empresas, publicação na internet, sites educacionais entre outros.

- HIPERMÍDIA – é o conjunto de meios que permite acesso simultâneo a textos, imagens e sons de modo interativo e não linear, possibilitando fazer links entre elementos de mídia, controlar a própria navegação e, até, extrair textos, imagens e sons cuja seqüência constituirá uma versão pessoal desenvolvida pelo usuário.

-HIPERLINKS - Conhecidos também como links trata-se da alma de uma página da internet. São eles que permitem o acesso fácil entre diversas páginas da WEB auxilando a navegação e tornando a movimentação mais rápida dentro de um texto longo.
Portanto hiperlinks são comandos como icones que ao clicar sobre eles abrem programas ou arquivos.
Sua forma pode ser uma palavra ou expressão, imagens, arquivos multimidia ou ainda um documento Microsoft Office e quando clicada com o lado esquerdo do mause abre-se uma página diferente em um lugar diferente da WEB pode ser um formulário, uma página de e-mail entre outros. A palavra ou expressão aparecem de uma maneira geral sublinhada e em cor azul, pode aparecer sem o sublinhado e também em outras cores.

- AUTORIA NA WEB - Esse termo é muito difícil de se definir uma vez que os textos produzidos podem ser unilateral ou textos de autorias coletivas, devemos considerar que a própria produção de conhecimentos é uma reelaboração de conhecimentos já estabelecidos, diante disso na era digital não podemos tratar esse assunto somente como uma construção unilateral.
As formas colaborativas de produção via WEB introduzem uma nova conceituação do que seja autor. Temos como exemplo de experiências do tipo as WIKI (enciclopédias ou glossários) em que podemos visualizar produções não de apenas um único sujeito mais a interatividade proporcionada pela WEB proporcionou o surgimento de autor coletivo, colaborativo, participativo e aberto à nova elaboração.



ATUAÇÃO DO GRUPO
Nosso grupo é composto por quatro membros: Jacira, Jaqueline, Kátia e Marizete, todas participam e colaboram para realização das atividades. Apesar de não serem da mesma unidade escolar manteve-se interação nos trabalhos dando opiniões e manuseando o computador. O grupo reúne nos fins de semana para estudar e realizar as atividades, esses momentos com certeza são fundamentais para sanar dúvidas e consequentemente obter mais conhecimento sobre as TICs.







Relatório da elaboração do projeto

Este relatório tem por finalidade relatar a elaboração do projeto que será desenvolvido na Esc. Est. Gercina Borges Teixeira.
Vejo que para executar trabalhos como este é preciso planejar, prever, dividir responsabilidades, aprender conhecimentos específicos relativos ao tema em questão, desenvolver capacidades e procedimentos, usar recursos tecnológicos, aprender a trabalhar em grupo agindo de acordo com as normas, valores e atitudes esperadas, dividir e redimensionar as tarefas, avaliar os resultados em função do plano inicial. Isso com certeza acontecem, pois todos os integrantes do grupo ( Jacira, Jaqueline, Kátia e Marizete) colaboraram de forma ativa na elaboração do projeto e execução das tarefas.
Para montar o projeto nos reunimos várias vezes para organizar, com o máximo cuidado possível, levando em conta sempre as reais necessidades dos alunos.
Assim sendo a temática foi escolhida por ser bastante relevante para o ensino, um trabalho como esse exige muita dedicação e tempo para expandir e compartilhá-lo com eficiência.
Acreditamos que esse projeto será bem aceito pela comunidade escolar.